Estimular o bebé desde o útero

IMG_0083

Tenho lido/ouvido muitas coisas sobre bebés, grávidas e gestação. Com esta injecção de informação descobri coisas que nunca me tinham passado pela cabeça mas que após ouvir falar delas fazem todo o sentido.

É possível começar a estimular os nossos bebés desde que eles estão dentro da nossa barriga em pleno processo de desenvolvimento. São pequenos gestos que promovem uma ligação maior ao nosso bebé. Aqui vou dar-vos pequenas ideias de como começar a estimular os 5 sentidos do vosso bebé (caso estejam grávidas como eu).

 

  • Audição

A audição do bebé começa a desenvolver-se a partir das 16 semanas de gestação. Começa a ouvir a voz da mãe e outros sons a que está exposto. Os bebés conseguem lembrar-se de palavras e até histórias a que estiveram expostos enquanto estiveram no útero. Quando nascem têm a tendência a ficarem mais calmos ao ouvir a voz da mãe ou outro som que já lhes é familiar. Uma sugestão que me foi dada por uma enfermeira da maternidade foi durante a gravidez ouvir uma música, de preferência calma, para usar como trunfo naquelas noites em que o bebé não sossega por nada. Mas por favor não coloquem headphones na barriga ou usem aqueles dispositivos estranhos como os baby pod que têm tudo para serem responsáveis por danos auditivos.

Eu já tentei algumas delas e houve dias em que me senti um bocado tola por estar a falar com barriga, mas que o bebé ouve lá isso ouve. Agora se ele gosta já não sei!

  • Paladar

Ás 21 semanas, o bebé já consegue sentir no líquido amniotico o sabor das coisas que nós comemos. Que é importante fazer uma alimentação equilibrada e variada todas nós sabemos que é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebé, mas também contribui para que o bebé aceite com mais facilidade estes alimentos no futuro.

Se isto é verdade ou não, não sei… da minha primeira gravidez comi montes de chocolate e a verdade é que a minha filha não come mais nenhuma guloseima.

  • Olfacto

Como o olfacto está associado ao paladar, os bebés também conseguem sentir através o líquido amniótico (que irriga todas a suas vias aéreas) os cheiros mais intensos.

  • Visão

Os olhos do bebé com 16 semanas encontram-se suficientemente desenvolvidos para perceberem a luz através da barriga da mãe. Ainda que a luz quase não penetre a pele da barriga é possível que o bebé perceba a diferença de claridade. Se estiverem grávidas durante o verão, mostrem muito a vossa barriga, não a tapem e aproveitem para passear o vosso bebe e os dias bons. Digam lá haverá desculpa melhor para mostrar a pança do que estar grávida?

  • Tacto

Que os bebés são sensíveis ao tato quando estão dentro da barriga não é novidade para ninguém. Mas tinham a noção é desde a 19 semanas de gestação? Assim que o bebé nasce é muito importante fazer o contacto pele a pele. Ou até mesmo depois fazer contacto pele com pele, é essencial para o desenvolvimento saudável do bebé. O o toque é importante para criar uma ligação emocional ao bebé, para estimular a amamentação, para o sono e para que o bebé se sinta seguro perto dos seus.

Colo nunca foi nem nunca será demais cá em casa!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s