Baby Blues

Ou como eu costumo dizer: Raios parta as p”#$% das hormonas.

Muitas mulheres no pós-parto passam por uma perturbação emocional conhecida como baby blues. Ora no que consiste esta coisa do baby blues? A mulher pode estar num estado de tristeza, melancolica, desconfortável e com acessos de choro constantes.

E porque raio venho eu falar disto agora?

Porque foi exactamente assim que eu me senti logo após a Madalena nascer. Tudo me fazia chorar, ou chorava porque as roupas dela lhe ficavam grandes ou chorava porque as minhas ficavam pequenas. Chora até porque alguém perguntava porque estava eu a chorar. Foram uns dias horriveis. Estava feliz como é obvio, tinha o maior tesouro da minha vida nos braços mas não tinha qualquer controlo das minhas emoções. Quando vamos visitar alguém que teve bebé, ou falamos com alguém sobre o pós-parto e o vir para casa raramente se fala disto. Nunca ninguém me tinha dito que ia levar MEGA chuto no cú das p”#$% das hormonas.

Felizmente no meu caso foi mesmo um baby blues, que é caracterizado por durar apenas uns dias, mas existem mulheres que acabam mesmo por entrar no estado de depressão pós-parto. Muitas mulheres entram em depressão porque se sentem tristes (culpa das hormonas) quando a “regra” diz  que elas têm que estar felizes e por isso desenvolvem sentimentos de culpa e isolam-se… Sendo muitas vezes necessário recorrer a ajuda profissional para saírem deste estado.

Quem já foi mãe sabe, e quem não foi imagina,  que existem uma quantidade enorme de ajustes a fazer na sua nova relação mãe/filho, que a privação do sono, e as alterações na vivencia familiar podem muitas vezes influenciar o nosso estado de espírito e a nossa sanidade mental. Por isso pais lá em casa tenham um bocadinho de compaixão de nós e perdoem-nos as mudanças repentinas de humor, o aspecto menos cuidado, o choro descontrolado, a falta de carinhos e mimos… São as hormonas… elas vão dar tréguas… nós é que podemos ficar “um bocadinho” afetadas e nunca mais voltarmos a ser a mulher que apenas tinha um amor para cuidar. Desculpem-nos mas vocês virão sempre depois dos filhos…

In Good Hands - mother with twins print by Katie m. Berggren

Bem sei que as p!”#$ das hormonas vão estar lá à minha espera depois do parto para me f!”$#$ o juízo, mas agora já sei… não me vão apanhar desprevenida! Nem sozinha, que desta vez tenho além de um bebé para cuidar uma princesa que nunca me deixa ficar triste ou com tempo para estar com choros parvos!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s