Flores para Ela, vinho para Eles…

Ontem foi a festa de final de ano da escola da minha filha e muito há para partilhar sobre esse ACONTECIMENTO! Mas isso são outros capítulos da mesma história…

No final da primeira parte da festa, depois dos meninos que têm actividades extra-curriculares fazerem as suas apresentações, os professores responsáveis foram chamados ao palco para serem aplaudidos pelo seu fantástico trabalho.

Parêntesis na conversa: Os professores fizeram o que se esperava, não menosprezo o seu trabalho, mas neste dia os artistas eram as crianças e elas sim tinham que ser elogiadas e colocadas no foco da atenção. Mas isso são pequenas coisas que nem todas as pessoas conseguem ver ou entender da mesma forma que eu .

Voltando ao palco… Foram chamados o professor de música, o professor de ginástica, o mestre de judo e a professora de dança. Três homens e uma mulher! A escola quis dar um miminho a cada um deles, e acho muito bem. O que me deixou revoltada foi o facto de à professora ter sido dado um ramo de flores e aos professores uma garrafa de vinho.

Ora cá está! A mulher não pode receber uma garrafa de vinho de presente? Ou o homem não pode receber um ramo de flores? Fiquei triste porque eu estou a lutar para que a minha filha não veja o homem e a mulher como diferentes ou como pré-destinados para determinados papeis.

2018-05-18-13-57-28.jpgNesse mesmo dia de manhã tinha falado com ela sobre não haver brinquedos de meninas e brinquedos de meninos. Isto depois dela me ter dito que na sala da escola dela havia essa separação.

 

Está tão enraizado na nossa sociedade estas discriminações e cabe-nos a nós pais e mães educadores da nova geração contrariar este movimento. E começa por mudar coisas pequenas como a escolha de presentes numa situação destas… Estou para aqui a falar, mas talvez aquela mulher prefira mesmo receber um ramo de flores ou então não, talvez ela prefira ser tratada de igual forma e uma garrafa de vinho fosse o presente perfeito para ela.

Eu como mulher, mãe e neste momento grávida impedida de tocar em álcool à meses, ia adorar receber uma garrafinha de vinho. Mas mais que isso ia adorar perceber que estava a ser tratada de igual forma. Independentemente do meu género.

Mas isso sou eu!!!

 

 

1 thought on “Flores para Ela, vinho para Eles…

  1. Pingback: Ep 5 – As coisas que me incomodam: o livro da menina e o livro do menino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s