Enquanto o bebé não chega…(II)

IMG_0082Ora cá estão mais 5 dicas para não desesperar enquanto esperamos pelo nosso tesouro:

1 – Não ter medo de sentir

A grávida tem todo um novo grupo de sentimentos, ou dizendo melhor tem todos os sentimentos ao mesmo tempo. Não devemos ter medo de às vezes estarmos mais tristes quando se espera que estejamos sempre a sorrir. O estado grávida é conhecido pelo estado da amnésia, acontece com frequência esquecer-mo-nos de beber o chá que estivemos a fazer porque nos apetecia muito. É normal termos a lágrima mais fácil, e bastar um anúncio às fraldas com bebé fofinho para nos fazer chorar. Dizem que tudo passa quando o bebé nasce. Comigo não foi bem assim… a amnésia e o choro fácil ficaram creio eu para sempre! Mas minhas amigas se isto for tudo em demasia e não passar por nada falem com o vosso médico porque pode haver outra causa.

2 – Mimar-se

Eu acredito que este ponto não deve ser feito apenas quando grávida, mas também depois de ser mãe. Tratem de vocês porque quando estiverem rodeadas de fraldas e choros será mais difícil. Não é, nem deve ser impossível de o fazerem quando o bebé nascer. Antes e depois do bebé nascer tirem pelo menos meia hora por semana só para vocês (sem levar o bebé). Dar um passeio, ir ao cabeleireiro, arranjar as unhas, fazer uma massagem o que vos fizer sentir melhor, mais mulher. Acreditem que assim será mais fácil enfrentar a fera e com a auto estima em cima.

3 – Ocupar o “tempo livre”

Tempo livre? Até parece piada, mas não é. Estipulem uma ocupação que não esteja directamente ligada com o a gravidez ou com o parto de preferência que vos tire de casa. Aproveitem para irem beber aquele café com a amiga que à tanto está à espera. Nunca se sabe quando terá tempo e disposição para o fazer depois do bebé nascer.

4 – Antecipar o futuro

Não estou a falar de irem a uma cartomante ver como será horrível a vossa vida depois de nascer a cria! Acreditem não vai ser! Mas refiro-me a planear as compras de mercearia e outras coisas afins que normalmente temos que comprar para manter a nossa casa organizada. O vosso marido por melhor que seja vai também andar todo baralhado com a vinda de um novo membro e compras será a última coisa que ele vai pensar em fazer. Se o bebé nascer de cesariana vão estar na maternidade pelo menos 5 dias, já imaginaram o vosso marido 5 dias sem ir às compras e a fazer comer?!?! Pois o mais certo é chegarem a casa e não haver papel higiénico ou algo parecido. Se vos for conveniente até podem deixar comidas prontas congeladas que vocês e/ou o marido podem descongelar e consumir nos primeiros dias. Acreditem a última coisa que vão querer fazer é chegar a casa e enfiarem-se na cozinha. Também podem pedir ajuda à mãe ou à sogra, mas eu acho que será bom ter sempre um plano B.

5 – Nota a lembrar: Já não falta muito!

Está quase na hora de conhecer o amor da vossa vida. Acreditem que nada se compara ao amor que temos por um filho. Nem quero imaginar como será quando conhecer o meu segundo amor. Independentemente do que possam ouvir da boca das outras pessoas acreditem que estão a fazer um excelente trabalho e confiem nos vossos instintos que serão sempre os melhores. E não se esqueçam, podem ouvir os conselhos das outras pessoas, mas no fim é meter um bocadinho de sal e fazer a receita à vossa maneira. Porque afinal de contas a mãe são vocês e ninguém passou mais tempo com o vosso filho nem o conhece como vós.

Digo-vos por experiência própria, as últimas semanas da gravidez parecem uma eternidade, mas acreditem que se fizerem um bocadinho de cada uma destas coisas vai ser mais leve esta espera (ainda que a barriga e as pernas estejam bem pesadas!).

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s